10 482

ARTIGOS VOLTAR

Interrelação Ortodontia & Periodontia

Publicado em 2017 Journal of Orofacial Investigation

O tratamento ortodôntico trabalha com a movimentação dentária através de forças mecânicas, remodelando o ligamento periodontal e o tecido ósseo. Se houver carga excessiva, a movimentação será retardada, assim como se houver carga inexpressiva. Havendo carga adequada, o movimento acontecerá como planejado.

Com o intuito de manter o alinhamento e nivelamento alcançado no término do tratamento ortodôntico, é fortemente indicado o uso de contenções para estabilizar o posicionamento dentário. O período de uso das contenções varia imensamente, entre meses e anos, de acordo com os movimentos que foram realizados durante a correção ortodôntica, biotipo facial e cooperação do paciente.

É imprescindível o acompanhamento do uso da contenção, tanto para evitar possíveis desalinhamentos ou aberturas de espaços, como para prevenir gengivite e periodontite, por um período mínimo de um ano. Tal acompanhamento poderá ser realizado juntamente com a manutenção periódica de saúde, ressaltando a importância da prevenção através da mesma.

Compartilhar
ConsultóriosDentistasDentistaEndodontiaGuintherNaraOrtodontia