Dóris König - Especialista em Saúde - Perfil no Achei Fácil

ARTIGOS VOLTAR

Artigo em Saúde e Bem-Estar
Água e sua importância

Você sabia que aproximadamente 40 % das vezes que sentimos fome , é na realidade, sede ?
A água é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos, atuando em diferentes reações químicas e processos fisiológicos.
Em geral, um adulto saudável possua cerca de 70% de seu peso corpóreo proveniente da água, sendo de 60% em idoso e 80% nos bebês.
A água que compõe o organismo apresenta as mais variadas funções, sendo uma das mais importantes o favorecimento de um ambiente propício para a realização de reações químicas. Graças à sua capacidade de atuar como solvente, ela dissolve substâncias, como minerais, vitaminas e aminoácidos, deixando-as disponíveis para uso pela célula.
Esse valioso recurso também é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, uma vez que é um dos principais componentes do plasma sanguíneo. Além do transporte de substâncias boas para as células, a água ajuda a eliminar substâncias resultantes dos processos metabólicos, isto é, a exceção também é função da água.
A água participa de outros processos fisiológicos, como a digestão, absorção e respiração.
Outra função importante e bastante conhecida da água é a regulação da temperatura por meio do suor, uma substância produzida pelas glândulas sudoríparas. O suor é lançado na pele quando nossa temperatura começa a aumentar. Ao evaporar, ele faz com que o corpo perca calor, garantindo a manutenção da temperatura adequada.
Para saber a quantidade adequada de água, multiplique seu peso por 35, pois entende-se que 35 ml para cada kg de peso é a quantidade ideal de água no decorrer do dia.
Pelo perfeito funcionamento de seu organismo e para comer somente o necessário, hidrate-se!

Compartilhar Curtir
Terapias Holísticas alimento energéticas farmacêutica harmonia natureza prevenção saúde terapeuta terapias