10 482

ARTIGOS VOLTAR

Benefícios de se colocar na mesma altura da criança

Falar na mesma altura da criança, trata-se de uma técnica denominada Escuta Ativa, um jeito respeitoso de tratar as crianças, para que se sintam realmente ouvidas. Uma forma de comunicação entre os membros da família que vai permitir desenvolver a empatia e ao mesmo tempo proteger os vínculos afetivos.

A escuta ativa é um dos ingredientes mais importantes na comunicação e muitas vezes é o ponto mais fraco da interação. Não existe escuta ativa quando dentro de um diálogo não há uma abertura para com o outro, ou seja, não há uma atenção plena sobre o que a outra pessoa deseja expressar.

O método de criação de escuta ativa, ainda que nos pareça uma novidade, já tem mais de 50 anos sendo aplicado. Foi criado em 1957 por dois psicólogos americanos: Carl Rogers e Richard E. Farson. Parte da idéia de que as crianças não entendem (até aproximadamente os 12 anos) o mundo dos adultos. Por isso, são os adultos os que devem se colocar no seu nível e tentar entender o seu.

Para utilizar esse método, é fundamental que os pais se coloquem à altura dos seus filhos pequenos cada vez que lhes perguntem algo e tenham que responder, e que estabeleçam contato visual com o pequeno uma vez que esteja à sua altura.

Mediante esse método, os pais aprendem a escutar ao seu filho e entendem muito melhor o que sentem e por que às vezes choram e brigam diante algumas situações.

No entanto, há que ter cuidado e não confundir esse método com liberdade absoluta para a criança. Os pais são assertivos, mas não deve esquecer-se de estabelecer normas e limites.

Compartilhar
Psicólogos